De acordo com informações dos bombeiros, os deslizamentos de terra decorrentes das tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral paulista, desde o último sábado (18/2), deixaram cerca de 40 pessoas soterradas até o momento. A cidade foi a mais atingida pelas fortes chuvas, contabilizando um total de 35 mortes até agora. Uma criança de 7 anos também morreu em Ubatuba em decorrência do temporal.
Devido aos estragos causados pelas fortes chuvas em várias cidades do litoral paulista, o governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública em seis municípios: Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, que foram os mais afetados pelas tempestades. A medida visa garantir recursos financeiros para ações de socorro, assistência e restabelecimento da normalidade nas regiões afetadas.
De acordo com a última atualização da Defesa Civil, São Sebastião registrou 35 mortes (31 na Barra do Sahy, um no Morro do Esquimó, um em Boiçucanga e um em Juquehy), além de uma morte em Ubatuba. Até as 8h50 desta segunda-feira (20/2), cerca de 970 pessoas estavam desalojadas e 747 desabrigadas.
A capitã Michele César, subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros, informou ao Metrópoles que a maior parte da costa sul do litoral de São Sebastião foi afetada por deslizamentos de terra.
“Estamos trabalhando em vários bairros aqui do município. [Estimamos] cerca de 40 desaparecidos, mas este número ainda pode variar. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está trabalhando na busca de sobreviventes”, frisou.
Três áreas com grandes possibilidades de soterramento – Costa do Sahy, Maresias e Praia da Baleia – estão sendo alvo de operações de resgate pelos bombeiros.
Até o momento, a equipe de bombeiros tem certeza de que há vítimas soterradas somente na Costa do Sahy, enquanto nas outras duas regiões – Maresias e Praia da Baleia – ainda estão em busca. A porta-voz dos bombeiros explicou que a corporação ainda está contabilizando o total de pontos de deslizamento ocorridos em São Sebastião, e que está fazendo sobrevoos para identificá-los, já que o acesso aos pontos mais críticos ainda só pode ser feito por via aérea.
Até o momento em que esta reportagem foi publicada, a Rodovia Doutor Manoel Hyppólito Rego (SP-055) estava completamente fechada no km 174 devido a um deslizamento de terra, bem como nos kms 136 a 142, devido a deslizamentos de terra e árvores caídas. Além disso, a mesma rodovia permaneceu parcialmente interditada nos kms 61, 66, 84, 95, 96, 116, 164, 188 e 237 devido a quedas de árvores, erosão, deslizamentos de terra e enchentes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem previsão de desembarque em São Sebastião (SP) nesta segunda-feira (20/2). Segundo o chefe do Executivo federal, a visita tem como objetivo acompanhar os esforços de enfrentamento da tragédia na cidade. Acompanhado de ministros, como Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Lula chegará a São José dos Campos (SP) por volta das 10h e sobrevoará o litoral paulista.
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日