Artigo
Fotos
Vídeos
Ministra da Saúde revoga exigência de justificação para abortos despenalizados pela lei
17/01/2023

BRASILIA, 17 Jan. 23 / 12:04 pm.- A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revogou ontem (16) a portaria de 2020 que exigia “justificação  perante à autoridade policial e autorização" responsável para a realização de aborto“nos casos previstos em lei" que são gravidez em caso de um estupro, risco de morte para a mãe ou bebê portador de anencefalia.

O texto também orientava que, após o aborto, os médicos precisavam “preservar possíveis evidências materiais do crime de estupro a serem entregues imediatamente à autoridade policial ou aos peritos oficiais, tais como fragmentos de embrião ou feto com vistas à realização de confrontos genéticos que poderão levar à identificação do respectivo autor do crime”.

A exigência foi estabelecida na gestão do ministro da Saúde Eduardo Pazuello e desde então criticada por militantes pró-aborto e pela bancada feminista na Câmara dos Deputados.

Também foi retirada da portaria agora revogada a “obrigação” dos médicos de propor o exame de ultrassom para a gestante vítima de estupro para que ela olhasse o bebê que seria abortado.

No dia 2 de janeiro, por ocasião de sua posse, a ministra Nísia Trindade anunciou que seriam revogadas,“nos próximos dias, as portarias e notas técnicas que ofendem a ciência, os direitos humanos, os direitos sexuais e reprodutivos, e que transformaram várias posições do Ministério da Saúde em uma agenda conservadora e negacionista da ciência”. A expressão “direitos reprodutivos” usada pela socióloga é costumeiramente usada por militantes pró-aborto para se referir ao aborto.

PELÉ M0rr3u: E Márcia Aoki, a terceira esposa exigiu dos filhos a sua...ver mais
29/12/2022
HOSPITAL ACABA DE CONFIRMAR: aos 81 anos, nosso amado Sergio Reis
28/08/2021
Viúva de Leandro anuncia que está grávida e exibe barrigão, você ficará choc4do com quem é o pa...ver mais
03/01/2023
Quando você descobrir o verdadeiro motivo dos cachorros cheirarem as suas partes íntimas, vai ficar chocado. Assista
04/12/2021
Após Preta Gil ser internada desmaiada e na cadeira de rodas, situação confirma: “Ressonância”e infelizmente ela est...ver mais
07/01/2023
Luto: Morreu agora a pouco aos 57 anos nosso querido Apresentador do SBT, seu filho acaba de confirmar triste notícia, foi levado as pressas, mas não resistiu
25/10/2021
Veja o real motivo que levou Michel Teló terminar casamento: “ eu não Imaginava que ela iria me tr4ir com o...Ver mais
09/01/2023
Urgente: Coube á Luciano Huck Ao vivo dar triste notícia envolvendo sua esposa Angélica "Foi confirmado"
12/10/2021
Escorpiões toman cômodo de uma casa após moradores descobriram que havia um ca...ver mais
28/01/2023
Polícia Acredita que Nego do Borel possa ter tirado a própria vida no Mar após mensagem "Vou morar com os Peixinhos; Assista
05/10/2021
Fotos
Artigo
Vídeos