Vídeos
Este é o m0tivo dos d0entes terem uma breve melh0ra antes de falec3r...Ver mais
19/04/2023

Antes da trágica morte do ator e humorista Paulo Gustavo, vítima da covid-19 em maio de 2021, as últimas notícias sobre o caso davam conta de que ele havia apresentado súbita melhora antes do quadro agravar. Apesar do espanto causado em quem esperava por melhores novidades, entretanto, esse costuma ser um fenômeno bastante comum na medicina.

Em casos de pacientes no leito de morte, existe uma certa frequência de indivíduos que apresentam súbita melhora clínica e de estado de consciência antes de morrer — quase como um último adeus. Mas existe explicação científica para isso? É esse o tema que discutiremos no artigo de hoje.

Energia repentina

O fim da vida de um ser humano pode ser algo bastante complexo. Na maioria dos casos, as pessoas imaginam que os enfermos piorarão aos poucos até entrarem em um estado de coma ou em algum estado de inconsciência antes de irem embora. Porém, as coisas não costumam ser simples assim.

Quando uma pessoa está "de partida", ela costuma ficar mais estável e pode apresentar desejos de comer, falar ou beber novamente. Algumas pessoas descrevem esse fenômeno como uma explosão repentina de energia antes da morte. Esse período de recuperação pode ser acompanhado por uma mudança tão notável na cognição e clareza mental que os profissionais de saúde utilizam o termo “lucidez terminal” para descrevê-lo.

De acordo com um estudo feito por Michael Nahm, biólogo e pesquisador alemão, 84% das pessoas que vivenciam uma lucidez terminal terminam falecendo dentro do período de uma semana — sendo 42% destas mortes no mesmo dia do fenômeno. A ciência ainda não sabe ao certo o motivo disso ocorrer, apesar de ser algo frequente em diferentes tipos de enfermidade.

Alertando familiares

A lucidez terminal pode ser algo bastante delicado de se explicar aos familiares que acompanham o estado clínico de um ente querido. Afinal, como dizer que a melhora repentina pode vir acompanhada de péssimas notícias? Para isso, a medicina exige compaixão de seus trabalhadores.

Nesse tipo de caso, é recomendado a equipe médica tomar um tempo para escutar a opinião dos familiares, oferecer todo tipo de ajuda necessária, respeitar as crenças alheias e explicar a situação para que eles possam ter um último momento para uma despedida sincera. 

Evidentemente, esse não é um momento fácil para nenhum dos lados — especialmente para aqueles que estão prestes a perder alguém amado. Entretanto, vale a pena mostrar como a lucidez terminal é uma oportunidade especial de criar um desfecho carinhoso. 

PELÉ M0rr3u: E Márcia Aoki, a terceira esposa exigiu dos filhos a sua...ver mais
29/12/2022
HOSPITAL ACABA DE CONFIRMAR: aos 81 anos, nosso amado Sergio Reis
28/08/2021
Viúva de Leandro anuncia que está grávida e exibe barrigão, você ficará choc4do com quem é o pa...ver mais
03/01/2023
Quando você descobrir o verdadeiro motivo dos cachorros cheirarem as suas partes íntimas, vai ficar chocado. Assista
04/12/2021
Após Preta Gil ser internada desmaiada e na cadeira de rodas, situação confirma: “Ressonância”e infelizmente ela est...ver mais
07/01/2023
Luto: Morreu agora a pouco aos 57 anos nosso querido Apresentador do SBT, seu filho acaba de confirmar triste notícia, foi levado as pressas, mas não resistiu
25/10/2021
Veja o real motivo que levou Michel Teló terminar casamento: “ eu não Imaginava que ela iria me tr4ir com o...Ver mais
09/01/2023
Polícia Acredita que Nego do Borel possa ter tirado a própria vida no Mar após mensagem "Vou morar com os Peixinhos; Assista
05/10/2021
GLÓRIA MARIA: O que ninguém sabia sobre as filhas de Glória Maria serem...ver mais
02/02/2023
O Brasil se comove com triste perda do apresentador William Bonner 'Descanse em paz'
30/10/2021