Vídeos
Por qual motivo os gatos gritam tanto quando estão...Ver mais
19/04/2023

Se você já acordou assustado com o barulho de gritos felinos noturnos, provavelmente cogitou a possibilidade de alguma violência animal estar acontecendo no seu bairro. Mas fique tranquilo: o miado, na verdade, faz parte do ritual de acasalamento da espécie.

Diferentemente dos humanos, que gemem por prazer, o sexo dos bichanos não é tão prazeroso, pelo menos, não para as fêmeas.

Segundo Valeska Rodrigues, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Franca, os miados fazem parte de dois momentos importantes do coito.

“O início é mais silencioso. As gatas apresentam uma secreção transparente e edema vulvar, depois, começam a miar e apresentam comportamentos de submissão à cópula, abaixam-se como se fossem rastejar e elevam o quadril.”

Ou seja, é neste momento que o miado pode ser um problema para os moradores do bairro. Entretanto ele está longe de ser o responsável pelo som madrugada adentro.

“Durante a penetração, o macho machuca a fêmea com as espículas penianas. É bastante dolorido. Além disso, na hora de posicioná-la, até o momento da cópula, é quase como se fosse uma briga. Eles a seguraram pelo cangote e, durante esse processo, ambos vocalizam bastante”, esclarece Aline Barbosa, médica-veterinária especialista em felinos.

As espículas penianas funcionam como espinhos, responsáveis por 'furar' a fêmea durante o ato sexual. A ideia pode parecer absurda e violenta, mas faz parte do ciclo de reprodução felino.

As especialistas explicam que as gatas ovulam somente após sinalização de cópula. E, neste caso, os ‘espinhos’ ficam responsáveis por causar sensibilização das terminações nervosas.

“Somente depois de ativadas, essas terminações desencadeiam a liberação de hormônios que geram a ovulação. É difícil saber se o ato é prazeroso ou não para as fêmeas, o que se sabe é que, após a cópula, as gatas costumam ser agressivas com seus parceiros”, aponta Valeska.

Neste sentido, é preciso fazer uma separação entre a experiência humana e do mundo animal. Entre nós, o sexo também é sinônimo de prazer, afeto, entretenimento e intimidade. Já para os bichos, o acasalamento é unicamente voltado à reprodução, com intuito de preservar a espécie.

“As espículas também são responsáveis por prender o órgão na vagina para garantir que a ejaculação seja eficaz. Como o processo em si é doloroso, ela garante a adesão do pênis à parede vaginal”, adiciona Aline.

A importância da castração
Gatos com acesso à rua enfrentam uma série de perigos. Além de estarem sujeitos a contaminações, doenças, acidentes e violência, os que não são castrados podem ser responsáveis pela proliferação em massa da espécie, aumentando o número de felinos abandonados.

Os bichanos possuem uma gestação bastante peculiar e curiosa. A gravidez dura em média 58 a 60 dias, gerando entre dois a sete filhotes.

“Logo após o parto, mesmo em período de amamentação, a fêmea já pode entrar em cio e engravidar de novo. E, curiosamente, os bebês de uma gestação podem ser de pais diferentes se a mesma gata copular com mais de um macho no mesmo período”, conta Aline.

O instinto materno entre as gatas é aflorado e, por isso, elas sempre buscam por locais seguros para ter seus filhotes, como telhados, caixas vazias e armários escondidos. Infelizmente, vivendo na rua, é difícil garantir o bem-estar de todos.

Exatamente para evitar esta vulnerabilidade, profissionais da área da saúde veterinária recomendam que os tutores e protetores realizem a castração dos bichos, mesmo que sejam fruto de resgate e, mais tarde, sejam doados para novas famílias.

O procedimento, que pode ser encontrado gratuitamente nas cidades, evita abandono, previne tumores de mama e de ovário, e minimiza o contato com gatos ferais, que podem ser transmissores de doenças.

“Castrar também é um ato de amor e saúde pública”, declara Valeska.

Briga de família, irmã de Mc loma e Mirela briga feio
13/05/2023
Ex-noivo de Marília Mendonça homenageia a cantora em seu casamento e web detona: ‘Sem noção’
12/05/2023
Longe da TV, musa deixou vida de luxo para trás: “Faço tudo sozinha até lavar minh...ver mais
11/05/2023
Luan Santana em Show busca atendimento médico após cheirar..Ver mais
11/05/2023
Shakes emagrecedores: por qual preço pagar?
11/05/2023
Key Alves expõe que já ficou com o ator José Loreto e chegou a pedir comida na rua aos 14 anos
11/05/2023
Wanessa Camargo gera choque ao expor real valor que ganhou da partilha com o ex: "Me vi em uma situação
11/05/2023
Em velório de Rita Lee: Luciano Huck e outros famosos DESRESPEITAM a vontade da cantora ao fazer... Ver mais
11/05/2023
Influencer Hasbulla é preso por violação de trânsito na Rússia
10/05/2023
Homem invade orfanato faz várias crianças vítimas e tira a v1d4 de sua...ver mais
10/05/2023
Quantas Contas Digitais Eu Posso Ter Para Mim?
10/05/2023
Celso Portiolli em tratamento posta com rosto inchado em selfie, ch0ca o público e relata: Estou há 3 dias p...ver mais
10/05/2023
Susana Vieira entrega que curtia noitada ao lado de galã 40 anos mais novo que ela: ´Ficávamos eu, Bruninho’
10/05/2023
Maíra Cardi dá detalhes do casório com Primo Rico e revela local da cerimônia: ‘Nunca teve casamento lá’
10/05/2023
RITA LEE M()RRE: Saiba a CAUSA DA MORTE da cantora Rita LEE deixa Brasileiros em choq...ver mais
09/05/2023
Urgente: Rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos.
09/05/2023
Ximbinha curte praia com a mulher, pivô da sua separação com Joelma e diz: ela era a melhor...ver mais
09/05/2023
Casal 4panh4m em loja do Carrefour, e empresa divulga o...ver mais
08/05/2023
Coveiro vê cimento fresco em cemitéri0 e descobre que lá dentro tinha uma mulher viv...ver mais
08/05/2023
Carla Perez pega todos de surpresa ao fazer chá revelação em cima do trio e Xandy anuncia o sex0 do bê...ver mais
08/05/2023