Vídeos
Jovem fica quatro dias com bebê sem v1da na barriga até conseguir colocar seu...ver mais
14/02/2023

Jovem fica quatro dias com bebê morto na barriga até conseguir parto induzido em hospital do DF; família denuncia negligência

Chayene da Silva, de 19 anos, tinha pressão alta e diabetes, e foi liberada em dois hospitais públicos da capital. Na data marcada para o parto, bebê estava morto; Secretaria de Saúde diz que analisa possível infração ética.

Uma jovem de 19 anos perdeu o bebê e precisou esperar quatro dias internada, com o filho morto na barriga, até conseguirem induzir o parto, no Hospital Regional de , no Distrito Federal. A família acusa a unidade médica de negligência.

Chayene da Silva é moradora de , em Goiás, e foi orientada no posto de saúde da cidade a procurar um hospital no DF, por problemas de saúde. Após a passagem por duas unidades públicas da capital e ser liberada, o médico do hospital de Samambaia constatou que o bebê não tinha mais batimentos cardíacos ( veja detalhes abaixo).

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF disse que "cada profissional tem autonomia para seguir a conduta médica que considerar necessária". A pasta informou que a corregedoria vai avaliar a possibilidade de ter ocorrido alguma infração ética e, caso seja necessário, serão tomadas as devidas providências.

A criança foi retirada na última terça-feira (7). A família registrou ocorrência na 32ª Delegacia de Polícia, Samambaia Sul, que vai investigar se houve negligência médica.

"A gente estava sonhando todos os dias, sonhando com essa criança. A gente entendeu a chegada dessa criança, o primeiro filho. É muito doído o que nós estamos passando. Eu não desejo para ninguém", lamenta Vanuza da Silva, mãe de Chayene.

Passagens pela rede pública

De acordo com Vanuza, no final da gravidez, um exame apontou que a jovem estava com problemas de pressão e diabetes gestacional. "Assim que a médica ficou sabendo desse problema, imediatamente, pediu para a gente levar para o DF e procurar um hospital", conta.

Primeiro, a família procurou o Hospital Regional de  (HRT). "Lá, ela foi atendida e a mandaram para casa. Voltamos no posto, dois dias depois, e a médica voltou a reclamar que era para a gente procurar um hospital para poder fazer o acompanhamento do pré-natal lá", lembra Vanuza.

Elas decidiram procurar o Hospital Materno Infantil de  (Hmib), referência para casos mais complexos, como o de Chayene. A jovem ficou internada por quatro dias, até conseguir controlar a diabetes e a pressão alta.

A médica que atendeu Chayene entregou um documento informando que a paciente "esteve internada no Hmib para controle glicêmico", que recebeu "alta com bom controle", e diz que Chayene foi "orientada a procurar um pronto socorro obstétrico com 37 semanas para programação do parto" ( veja foto abaixo).

A família disse ter sido informada no Hmib que, como a paciente mora em Santo Antônio do Descoberto, o parto só poderia ser feito no Hospital de Taguatinga ou no de Samambaia, que são hospitais mais próximos de onde Chayene mora. Com a chegada das 37 semanas de gestação, Vanuza levou a Chayene até o Hospital de Samambaia para programar do parto.

"A medica falou que estava tudo certo com o neném. As palavras dela foram essas: 'vamos esperar mais um pouco. Vocês voltam pra casa, ficam em casa. Sexta-feira que vem, vocês retornam com ela já pra ganhar neném'", diz a mãe de Chayene.

Uma semana depois, já com 38 semanas de gestação, Chayene voltou ao hospital de Samambaia. "O medico atendeu ela às 8h da manhã. Quando ele atendeu ele falou 'dona Vanuza, eu não estou escutando o coração do neném'", conta a mãe da jovem.

Vanuza diz que o médico acreditou que o aparelho que realiza a ecografia estava quebrado e, por isso, não estava emitindo som. Em seguida, elas foram orientadas a procurar uma clínica particular para fazer o exame. A família procurou um local próximo ao hospital em Samambaia, mas não encontrou e precisou ir até Ceilândia para realizar a ecografia.

"Na ecografia, quando [a médica] fez, ela falou assim: 'Vanuza, o aparelho do hospital não está estragado. Realmente foi constatada a morte do neném. Ele está morto'. Eu entrei em desespero", afirma Vanuza.

Briga de família, irmã de Mc loma e Mirela briga feio
13/05/2023
Ex-noivo de Marília Mendonça homenageia a cantora em seu casamento e web detona: ‘Sem noção’
12/05/2023
Longe da TV, musa deixou vida de luxo para trás: “Faço tudo sozinha até lavar minh...ver mais
11/05/2023
Luan Santana em Show busca atendimento médico após cheirar..Ver mais
11/05/2023
Shakes emagrecedores: por qual preço pagar?
11/05/2023
Key Alves expõe que já ficou com o ator José Loreto e chegou a pedir comida na rua aos 14 anos
11/05/2023
Wanessa Camargo gera choque ao expor real valor que ganhou da partilha com o ex: "Me vi em uma situação
11/05/2023
Em velório de Rita Lee: Luciano Huck e outros famosos DESRESPEITAM a vontade da cantora ao fazer... Ver mais
11/05/2023
Influencer Hasbulla é preso por violação de trânsito na Rússia
10/05/2023
Homem invade orfanato faz várias crianças vítimas e tira a v1d4 de sua...ver mais
10/05/2023
Quantas Contas Digitais Eu Posso Ter Para Mim?
10/05/2023
Celso Portiolli em tratamento posta com rosto inchado em selfie, ch0ca o público e relata: Estou há 3 dias p...ver mais
10/05/2023
Susana Vieira entrega que curtia noitada ao lado de galã 40 anos mais novo que ela: ´Ficávamos eu, Bruninho’
10/05/2023
Maíra Cardi dá detalhes do casório com Primo Rico e revela local da cerimônia: ‘Nunca teve casamento lá’
10/05/2023
RITA LEE M()RRE: Saiba a CAUSA DA MORTE da cantora Rita LEE deixa Brasileiros em choq...ver mais
09/05/2023
Urgente: Rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos.
09/05/2023
Ximbinha curte praia com a mulher, pivô da sua separação com Joelma e diz: ela era a melhor...ver mais
09/05/2023
Casal 4panh4m em loja do Carrefour, e empresa divulga o...ver mais
08/05/2023
Coveiro vê cimento fresco em cemitéri0 e descobre que lá dentro tinha uma mulher viv...ver mais
08/05/2023
Carla Perez pega todos de surpresa ao fazer chá revelação em cima do trio e Xandy anuncia o sex0 do bê...ver mais
08/05/2023