Vídeos
O que diz o Ibama após multa ao influenciador que 'cria' capivara...Ver mais
29/04/2023

Na última quarta-feira (19), o Ibama divulgou uma nota enfatizando que animais silvestres não devem ser tratados como pets.

A publicação foi uma resposta ao caso de um influenciador digital de 23 anos, Agenor Tupinambá, que compartilhou nas redes sociais sua rotina cuidando de uma capivara chamada Filó e foi autuado pelo Ibama, tendo que entregar o animal e pagar uma multa de mais de R$ 17 mil.

O caso ganhou repercussão após a morte de um bicho-preguiça na propriedade do influenciador, localizada na cidade de Autazes, Amazonas. Durante a investigação, o Ibama encontrou um papagaio e a capivara Filó, ambos mantidos pelo influenciador sem autorização.

De acordo com o Ibama, a exposição de animais silvestres como pets em redes sociais estimula a procura por esses animais e, consequentemente, aquece o tráfico de espécies da fauna brasileira. Vale ressaltar que a legislação brasileira não permite a regularização de animais adquiridos ou mantidos sem autorização.

Veja nota do Ibama na íntegra
“Animal silvestre não é pet.

Por mais que algumas pessoas queiram cuidar de animais silvestres, quando os encontram na natureza, é necessário entender que eles não são animais domésticos, como cães e gatos.

Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira.

Com base no Decreto nº 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), o Ibama autuou nesta terça-feira (18/04) o influenciador digital Agenor Tupinambá por práticas relacionadas à exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais. As multas aplicadas totalizam R$ 17.030,00“.

Agenor e a capivara

Depois de saber da multa, Agenor, que tem mais de 360 mil seguidores no Instagram e 1,3 milhão no TikTok, afirmou que irá recorrer da decisão.

Ele vive na zona rural de Autazes com sua mãe, irmão e a cunhada. Ele tem duas irmãs que moram em Manaus, capital do estado. Seu pai fica em outra fazenda próxima à do filho e os visita em alguns finais de semana.

Em sua nota oficial, o agricultor influenciador lamentou profundamente o que está acontecendo e agradeceu o apoio da sua família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensou que precisaria.

Ele declarou que escolheu ser um guardião e não um criminoso, e que mora no habitat natural dos animais, e não o contrário. Ele já deletou as publicações com Filó em seu perfil.

    Ver essa foto no Instagram           Uma publicação compartilhada por Agenor Tupinambá (@agenor.tupinamba)

PELÉ M0rr3u: E Márcia Aoki, a terceira esposa exigiu dos filhos a sua...ver mais
29/12/2022
HOSPITAL ACABA DE CONFIRMAR: aos 81 anos, nosso amado Sergio Reis
28/08/2021
Viúva de Leandro anuncia que está grávida e exibe barrigão, você ficará choc4do com quem é o pa...ver mais
03/01/2023
Quando você descobrir o verdadeiro motivo dos cachorros cheirarem as suas partes íntimas, vai ficar chocado. Assista
04/12/2021
Após Preta Gil ser internada desmaiada e na cadeira de rodas, situação confirma: “Ressonância”e infelizmente ela est...ver mais
07/01/2023
Luto: Morreu agora a pouco aos 57 anos nosso querido Apresentador do SBT, seu filho acaba de confirmar triste notícia, foi levado as pressas, mas não resistiu
25/10/2021
Veja o real motivo que levou Michel Teló terminar casamento: “ eu não Imaginava que ela iria me tr4ir com o...Ver mais
09/01/2023
Polícia Acredita que Nego do Borel possa ter tirado a própria vida no Mar após mensagem "Vou morar com os Peixinhos; Assista
05/10/2021
GLÓRIA MARIA: O que ninguém sabia sobre as filhas de Glória Maria serem...ver mais
02/02/2023
O Brasil se comove com triste perda do apresentador William Bonner 'Descanse em paz'
30/10/2021