Vídeos
Exame revelou que um universitário não tinha cérebro. Sua cabeça estava cheia de...ver mais
01/04/2023

Exame revelou que um universitário não tinha cérebro. Sua cabeça estava cheia de água

Em meio a uma manhã nebulosa em 1980, o renomado neurologista John Lorber encontrou-se frente a frente com um enigmático jovem universitário que em breve redefiniria o foco do trabalho de sua vida.

O estudante, atormentado por uma enxaqueca insuportável e uma cabeça incomumente grande, aventurou-se no consultório de Lorber em busca de alívio. Mal sabia ele que seu aparentemente comum mal-estar logo desvendaria um mistério médico que abalaria as próprias bases da neurologia.

Após realizar uma tomografia cerebral, Lorber ficou espantado ao descobrir que o crânio do estudante estava praticamente desprovido de tecido cerebral. Em vez disso, estava preenchido com líquido cefalorraquidiano, uma condição conhecida como hidrocefalia.

Embora sua massa cerebral fosse praticamente inexistente, o estudante da Universidade de Sheffield era notavelmente funcional, mantendo uma vida social ativa e um impressionante QI de 126. A inteligência e normalidade do jovem matemático eram uma contradição chocante ao fato de que seu cérebro era essencialmente uma fina “teia de células”, segundo os autores do estudo.

Motivado por sua curiosidade, Lorber embarcou em um estudo intensivo da hidrocefalia, publicando eventualmente um artigo inovador na Science.org, intitulado provocativamente “” (Seu cérebro é realmente necessário?).

Este trabalho radical gerou um turbilhão de debates e discussões na comunidade médica, desafiando o paradigma de longa data de que um cérebro substancial era componente essencial da consciência e cognição humana.

Ao aprofundar-se no reino da hidrocefalia, Lorber deparou-se com uma surpreendente variedade de casos que desafiavam ainda mais a sabedoria convencional. Em sua análise de 600 indivíduos hidrocefálicos, ele descobriu que 60 possuíam menos de 5% de massa cerebral e, ainda mais impressionante, 30 desses indivíduos possuíam QIs elevados.

Embora a vida de John Lorber tenha sido tragicamente interrompida em 1996, seu trabalho continua a ressoar no campo da neurologia. Teorias recentes surgiram sugerindo que a massa cerebral do jovem matemático pode não ter sido totalmente ausente, mas sim compactada no pequeno espaço disponível.

No entanto, os casos impressionantes que Lorber descobriu continuam a intrigar e perplexar cientistas, levando a uma reavaliação do entendimento fundamental do cérebro humano e da consciência.

No crepúsculo de sua carreira, Lorber contemplava o horizonte do conhecimento neurológico com admiração, refletindo sobre o extraordinário jovem que inadvertidamente abriu a porta para um reino de complexidade insondável.

Seus estudos iluminaram o intricado tapete do cérebro humano, revelando que a delicada teia de células que compõem nossos pensamentos e emoções mais íntimos são muito mais enigmáticas e resilientes do que se imaginava anteriormente. Quando o sol se pôs sobre o trabalho de sua vida, John Lorber deixou para trás um legado de curiosidade e descoberta, alterando para sempre a paisagem da neurologia e desafiando os limites do entendimento humano.

PELÉ M0rr3u: E Márcia Aoki, a terceira esposa exigiu dos filhos a sua...ver mais
29/12/2022
HOSPITAL ACABA DE CONFIRMAR: aos 81 anos, nosso amado Sergio Reis
28/08/2021
Viúva de Leandro anuncia que está grávida e exibe barrigão, você ficará choc4do com quem é o pa...ver mais
03/01/2023
Quando você descobrir o verdadeiro motivo dos cachorros cheirarem as suas partes íntimas, vai ficar chocado. Assista
04/12/2021
Após Preta Gil ser internada desmaiada e na cadeira de rodas, situação confirma: “Ressonância”e infelizmente ela est...ver mais
07/01/2023
Luto: Morreu agora a pouco aos 57 anos nosso querido Apresentador do SBT, seu filho acaba de confirmar triste notícia, foi levado as pressas, mas não resistiu
25/10/2021
Veja o real motivo que levou Michel Teló terminar casamento: “ eu não Imaginava que ela iria me tr4ir com o...Ver mais
09/01/2023
Polícia Acredita que Nego do Borel possa ter tirado a própria vida no Mar após mensagem "Vou morar com os Peixinhos; Assista
05/10/2021
GLÓRIA MARIA: O que ninguém sabia sobre as filhas de Glória Maria serem...ver mais
02/02/2023
O Brasil se comove com triste perda do apresentador William Bonner 'Descanse em paz'
30/10/2021