Vídeos
Bebê prematura supera expectativas médicas e vence complicações de meningite
09/03/2023

A pequena Manoela Santos Araújo, 2 anos, mostrou que é uma menina forte e determinada desde o momento que veio ao mundo. A bebê nasceu prematura, teve meningite ainda pequenina, mas superou todas as expectativas médicas e venceu a doença.

Para a mãe, a dona de casa Lorena Silva dos Santos, a "Manu" é um verdadeiro milagre. Ela conta que a garotinha, mesmo com tantas limitações e a rotina intensa de cuidados e medicamentos, não tira o sorriso do rosto. É simpatia pura.

"Manu chegou no momento em que meu pai estava doente e eu cuidava dele. Foram meses de muita luta entre idas e vindas da maternidade. Ela é um anjo que Deus me deu", contou Lorena em entrevista ao Só Notícia Boa.

Manu nasceu prematura, com apenas 30 semanas, em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde a família vive. Por indicação médica, a bebê foi entubada logo após o parto, para recuperar peso e saúde, já que estava muito fraquinha.

As expectativas médicas para bebês que vêm ao mundo prematuramente são baixas, já que existem complicações que podem ser adquiridas durante o parto e com a exposição. Mesmo assim, Manu nunca desistiu e lutou bastante pela vida dela.

As complicações da Meningite

Com a saúde fragilizada, quatro dias após o nascimento, a bebê teve meningite neonatal e hemorragia intracraniana. Manu precisou ficar meses na UTI e, mais uma vez, lutou muito pela vida.

A meningite, que é causada por bactérias, é um risco à vida em qualquer idade, mas é especialmente preocupante em recém-nascidos. A doença, quando atinge esses bebês – prematuros ou não -, resulta de uma infecção no sangue, o que reduz muito a expectativa de vida deles.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, apesar dos progressos no tratamento da bactéria, a taxa de mortalidade associada a meningite neonatal é de aproximadamente 10%. Entre os sobreviventes, 20-50% podem vir a ter sequelas, como surdez e alterações do desenvolvimento psicomotor.

No caso da Manu, ela ficou com Paralisia Cerebral Diplegia Espástica, que afeta as duas pernas, em vez de todo o corpo. Esse tipo de paralisia atinge de uma em cada cinco crianças e é conhecida como Doença de Little.

PELÉ M0rr3u: E Márcia Aoki, a terceira esposa exigiu dos filhos a sua...ver mais
29/12/2022
HOSPITAL ACABA DE CONFIRMAR: aos 81 anos, nosso amado Sergio Reis
28/08/2021
Viúva de Leandro anuncia que está grávida e exibe barrigão, você ficará choc4do com quem é o pa...ver mais
03/01/2023
Quando você descobrir o verdadeiro motivo dos cachorros cheirarem as suas partes íntimas, vai ficar chocado. Assista
04/12/2021
Após Preta Gil ser internada desmaiada e na cadeira de rodas, situação confirma: “Ressonância”e infelizmente ela est...ver mais
07/01/2023
Luto: Morreu agora a pouco aos 57 anos nosso querido Apresentador do SBT, seu filho acaba de confirmar triste notícia, foi levado as pressas, mas não resistiu
25/10/2021
Veja o real motivo que levou Michel Teló terminar casamento: “ eu não Imaginava que ela iria me tr4ir com o...Ver mais
09/01/2023
Polícia Acredita que Nego do Borel possa ter tirado a própria vida no Mar após mensagem "Vou morar com os Peixinhos; Assista
05/10/2021
GLÓRIA MARIA: O que ninguém sabia sobre as filhas de Glória Maria serem...ver mais
02/02/2023
O Brasil se comove com triste perda do apresentador William Bonner 'Descanse em paz'
30/10/2021